Pages

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ivete Sangalo é a artista que mais vezes actuou no Rock in Rio Lisboa


A cantora brasileira Ivete Sangalo é a artista que mais vezes actuou no Rock in Rio Lisboa (RiR), e embora o cartaz tenha muitos repetentes, há consagrados e algumas estreias.

O festival decorrerá na sexta-feira e no sábado e de 1 a 3 de Junho no Parque da Bela Vista.
Ivete Sangalo, prestes a celebrar 40 anos, dará o quinto concerto em cinco edições do RiR, a 1 de Junho no dia em que Maroon 5 e Lenny Kravitz são cabeças-de-cartaz no Palco Mundo.
A organização diz que o cartaz é definido consoante pesquisas de mercado, ou seja, tendo em conta as preferências do público, e por isso muitos dos artistas do cartaz são conhecidos do grande público, já actuaram antes em Portugal e somam, em certos casos, vinte ou mais anos de carreira.
Repetentes no Rock in Rio são os norte-americanos Metallica, que estiveram nas edições de 2004 e 2008, e os Evanescence, que passaram pelo RiR em 2004. Ambos os grupos actuam na sexta-feira.
Da edição de 2008 surgem alguns dos artistas do RiR de 2012: Lenny Kravitz, quase com 25 anos de carreira e que terá em palco o disco “Black and White America”, de 2011, Linkin Park e The Offspring, ambos com discos novos a editar em Junho.
No segundo fim-de-semana, de 1 a 3 de Junho, estarão dois colossos musicais que se estreiam no RiR, mas não em Portugal: Stevie Wonder, no dia 2, e Bruce Springsteen que encerra o festival no dia 3.
Ambos têm 62 anos e estão no panteão dos mais respeitados artistas dos Estados Unidos, mas em latitudes distintas da música norte-americana: Bruce Springsteen no rock e Stevie Wonder no soul e R&B.
Ambos estiveram apenas uma vez em Portugal, há cerca de vinte anos.
Bruce Springsteen, que soma 21 prémios Grammy, apresentará o álbum “Wrecking Ball”, editado em Março passado. Stevie Wonder, com 22 prémios Grammy, não tem disco novo em carteira, mas conta com 50 anos de êxitos e uma ligação respeitosa ao espírito da editora Motown.
Entre os poucos artistas que se estreiam em Portugal no Rock in Rio estão os norte-americanos Maroon 5, que tocam no dia 01 de junho.
A banda, que prepara a edição do novo disco, “Overexposed”, chega a Portugal numa altura em que o temas “Moves like Jagger”, dance-pop com a participação de Christina Aguilera, do disco anterior, se tornou num dos seus maiores sucessos. O vídeo oficial tem mais de 105 milhões de visualizações no site Youtube.
Pela primeira vez no Rock in Rio estarão ainda os Smashing Pumpkins e o canadiano Bryan Adams, que estiveram no ano passado em nome próprio em Portugal.
Nos cinco dias do Rock in Rio, a organização promete 12 horas diárias de música e 140 artistas, entre bandas, DJ, bailarinos e artistas de rua.
Além do Palco Mundo, haverá ainda actuações noutros quatro palcos, entre os quais o Sunset, feito de parcerias inéditas entre artistas de Portugal e do Brasil, o espaço electrónica e o Rock Street, um espaço onde é recriado uma rua de Nova Orleães (Estados Unidos).
O Parque da Bela Vista, um espaço arborizado com cerca de 200 mil metros quadrados, tem capacidade para acolher 90 mil pessoas.
As quatro edições anteriores do Rock in Rio Lisboa somaram no total 1,4 milhões de espectadores.
Em 2004, a única edição que decorreu em seis dias, estiveram 386 mil espectadores, em 2006 o festival teve 350 mil pessoas a assistir, em 2008 estiveram 354 mil e em 2010 foram contabilizados 329 mil espectadores.
Lusa/SOL

0 comentários:

Postar um comentário