Pages

terça-feira, 8 de maio de 2012

Jovem com surdez vai a show de Ivete e diz que sente no coração


Quando a estudante Juliana Có, que nasceu sem poder ouvir nada, pôde finalmente escutar, após fazer um pequeno implante e começar a usar um aparelho que amplifica o som, ela não imaginava que o barulho a incomodaria tanto. Há seis anos, ela abandonou o equipamento que permitia uma boa audição para voltar ao estado de surdez. Mesmo sem ouvir nada, a mãe de Juliana garante que a filha é uma ótima dançarina de axé.
A mãe da estudante, Viviane Martins Có, explicou que a filha sentia muita dor de cabeça quando começou a usar o aparelho. “Depois que ela fez o implante, o som foi amplificado para ela ter uma audição quase que normal. Eu acredito que, como ela viveu 16 anos sem escutar qualquer tipo de som, para ela foi uma confusão, muito barulho. Eu respeitei quando ela decidiu que não ia mais usar o aparelho, mas ainda tenho fé que ela vai voltar a usar”, disse.

Viviane ainda contou que mesmo sem ouvir nada, Juliana consegue se divertir normalmente em shows de música. “Se você visse minha filha dançar, você não acreditaria que ela é surda. Ela tem um ritmo maravilhoso e vai até a shows de Ivete Sangalo”, explicou a mãe.
Especialistas
Esta segunda-feira (7), também é conhecida como Dia do Silêncio e foi lembrada por muito profissionais da saúde para que as pessoas diminuam a intensidade do que ouvem, mesmo que seja uma boa música. Para o fonoaudiólogo Rogério Roberte, o ideal é ficar longe de sons muito altos, mesmo músicas de gosto pessoal, e aconselha também às mães que, durante a gravidez, não deixem de fazer o teste da orelinha para constatar com antecedência possíveis problemas do tipo.
“O ideal é que a mãe faça o pré-natal corretamente, com acompanhamento médico adequado. Além disso, já é lei no Brasil o teste da orelhinha, é obrigatório fazer em todas as maternidades públicas e privadas”, disse.

Até mesmo o barulho do liquidificador incomodava Juliana (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
De G1 ES

0 comentários:

Postar um comentário